quarta-feira, 7 de maio de 2008

Smog (Bill Callahan) - Rock Bottom Riser



Smog é um fenômeno que ocorre particularmente nas grandes cidades, uma mistura de gases, fumaça e vapores (SMOKE + FOG): poluição do ar. Mas neste caso, o nosso SMOG é Bill Callahan, cantor norte-americano com um folk cativante que muito me agrada.

Em 2005, Bill lançou o álbum “A river ain't too much to love”. Só este nome faria criar pulgas atrás das oreia de Nietzche. Afinal, foi em Zaratustra que o filósofo soltou uma de suas máximas: “Corre o rio do meu amor para o insuperável. Como não encontraria um rio enfim o caminho do mar”.

Mas, bom, divagação a parte, o belíssimo clipe acima define bem o tom da conversa. Criado pela dupla australiana Paul McNeil and Brendan Cook, artistas da produtora Picture Drift, a animação é uma obra-prima da simplicidade. Todo o vídeo foi concebido numa fórmula assecível: centenas de desenhos e um after effects. O resto é filosofia e sentimento.

2 comentários:

Gustavo disse...

Bill Callahan.
Bacana. A música é boa de ouvir, a associação com as imagens e a letra é abstrata, gostei do clipe, realmente bem simples, mas é porque a forma dele cantar é simples, casaram bem as imagens com a música.

Uma indicação de Clipe pra tua análise:
FADE OUT, do Radio Head, dirigido por um mestre dos videclipes Jonathan Glazer. A música é incrível, o clipe é elegante, usa as luzes, o efeito de desaceleração pra criar imagens fantásticas.

Leo-Spy disse...

Muito Bom!

Uma obra Prima, tanto a música, como o video.

Parabéns pros caras, é dessas músicas que a alma precisa!

:-)