Você pode não ter ouvido falar de Miriam Makeba, mas com certeza já a escutou pelo nome de Mama África. Mais que uma cantora, Makeba foi ativista dos direitos humanos. Sul-afrincana de Joanesburgo, nos anos 50 fazia mistura de blues com ritmos de sua terra natal. Sendo difícil viver com o pouco dinheiro que ganhava com a venda dos discos e, principalmente, por causa do apartheid, Makeba decidi ir para os EUA. Apadrinhada por Harry Belafonte, ator e cantor negro de muito prestígio na época, grava músicas que logo se tornaram sucessos, como Pata Pata (você lembra da brasileira Daúde cantando?). Em 1966, ela e Belafote levam o Grammy de melhor álbum folk do ano.
Em 1968, Miriam Makeba casa com um dos idealizadores do movimento Black Power e porta-voz dos Panteras Negras, Stokely Carmichael. Isso lhe custou o cancelamento dos contratos com gravadoras. Assim, o casal vai para Guiné, onde passa a agir junto a ONU no combate às desigualdades sociais. Por tanto, Makeba recebe da organização o Prêmio da Paz.
Com o fim do Apartheid, regressa à sua terra em 1990, a pedido de Nelson Mandela, que a recebeu pessoalmente. Miriam Makeba, a nossa Mama África, gravou 20 discos. Em dois deles há músicas de Jorge Ben, como Xica da Silva e Chove, Chuva. Essa última você vê agora.
Agradecimento a @BLUNARDON pelo vídeo.
1. Chove, Chuva
2. Pata Pata
* Mama Africa - single do cantor Akon
* Mama Africa - álbum do cantor Peter Tosh
* Mama África - canção do cantor Chico César
* Mama Africa - a cantora Miriam Makeba
4 comentários:
Muito bom o post e o aprofundamento no assunto!
viva a web participativa! rsrs
Essa é pra dançar mesmo, do caralho!
Essa é pra dançar mesmo, do caralho!
Essa é pra dançar mesmo, do caralho!
Postar um comentário