Nascida em Cuba e criada entre Senegal, Angola, Alemanha e Cabo Verde, escutando muita música brasileira, Mayra Andrade hoje vive em Paris. Essa introdução é o suficiente para explicar a equação de tantos elementos distintos que, por fim, denominam sua música. Primeira vez que a escutei eu estava a 5 metros de altura escalando um mastro de bambu, e quase caio lá de cima quando, enfeitiçado por sua voz, perdi a concentração tentando decifrar a dúvida: "Diaxo, em qual língua essa mulher está cantando?".
1. Tunuka
Mayra Andrade surgiu nos Jogos da Francofonia, competição realizada desde 1989 que premia atletas e artistas de língua francesa. Com dezesseis anos e uma medalha de ouro no peito, partiu outra vez para o mundo com sua voz deixando platéias naquele silêncio hipnótico. Aposto que muitos dos que a escutaram fizeram a mesma pergunta: "Diaxo, em qual língua essa mulher está cantando?".
2. Lua
Depois de se apresentar nos festivais portugueses de verão, é convidada por Lenine e Chico Buarque para fazer participações em seus álbuns. Ela mesma tem dois: Navega (2003) e Stória, Stória (2009). E quem quiser baixá-los é só clicar aqui e aqui.
3. Mana
Nenhum comentário:
Postar um comentário