quarta-feira, 7 de abril de 2010

Zé Miguel Wisnik, Arthur Nestrovski, Luiz Tatit e Marcelo Jeneci

Esse post era pra ser em homenagem a Zé Miguel Wisnik. Mas resolvi desdobrá-lo em outras homenagens já que os músicos aqui citados têm uma relação muito próxima e uma leitura muito similar.

Wisnik conheci ouvindo os cds do Grupo Corpo. Cada espetáculo de dança tem a trilha sonora que merece, composta por Wisnik e parceiros: Santagustin e Parabelo com Tom Zé, Onqotô com Caetano, Nazareth sobre a obra de Ernesto Narareth, e ainda o mais recente Ímã com +2 (Kassin, Domenico e Moreno)... e por aí vai.

Sei que um dia fui a uma aula-espetáculo de Wisnik no CCBB. Lá, para minha surpresa, descobri muito mais composições. Algumas muito conhecidas, que não fazia ideia ser dele. E das conhecidas, o bom era saber de suas histórias, como Assum Branco, inspirada em Assum Preto, de Luiz Gonzaga. Ou ainda o Baião de Quatro Toques, onde Wisnik decupa o ritmo brasileiro, “é uma quinta sinfonia de Bethoveen”.



O bom dessa aula-espetáculo é que o público tinha a oportunidade de ouvir a música ao vivo e, na sequência, o compositor contava sobre a história e curiosidades da música. Por fim, ele a tocava de novo. Essa segunda escutada engrandecia tanto a canção, que era como se o mundo do artista e da obra se tornasse mais claro e mais nítido. Um dos momentos inesquecíveis foi ouvir Wisnik declamar a poesia Anoitecer, de Drummond, e depois mostrar a mesma poesia musicada, com Arthur Nestrovski.

06 Anoitecer by ClipClipUha

Outra poesia que Wisnik musicou foi Mortal Loucura, de Gregório de Matos, do espetáculo Onqotô. Poeta brasileiro barroco nascido em 1636, Gregório de Matos escreve o soneto ponderando a fragilidade humana e faz do eco de cada frase a lição de vida: “Na oração que desaterra, aterra... Quer Deus que a quem está o cuidado, dado... Pregue que a vida é emprestado, estado... Mistérios mil que desenterra, enterra...”. No espetáculo, a canção vira um duo com Caetano Veloso.



Além da parceria com Arthur Nestrovski, Wisnik conseguiu unir uma turma de compositores incríveis, como Luiz Tatit e Marcelo Jeneci. Olha só a vibe em Feito Pra Acabar.



E pra quem ainda não conhece Luiz Tatit e Marcelo Jeneci, vale a pena ver esses três vídeos abaixo. E quem quiser baixar o cd Pérolas aos Poucos, do Wisnik, clicar aqui.

Marcelo Jeneci - Pra Sonhar

Natura


Luiz Tatit

Nenhum comentário: